Comitê de Óbito Materno e Infantil

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 09 Julho 2014

Na sexta-feira passada dia 04/07/2014 a Secretaria de Saúde de Bela Vista da Caroba juntamente com demais Entidades e Secretarias, Cria o Comitê de Óbito Materno e Infantil.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, LiandraStorch, a iniciativa, permitirá a análise conjunta dos dados coletados do nosso município, com vistas à redução da mortalidade materno-infantil.
A Enfermeira Vanessa Zanini ressalta que o comitê é responsável pela investigação de todos os casos positivos ou presumíveis de morte materna, e também proceder a investigação dos óbitos fetais e de crianças menores de 1 ano de idade.
Segundo a Enfermeira Cristina Bertochi a redução da mortalidade materna, infantil e fetal é ainda um desafio para os serviços de saúde e a sociedade civil como um todo. Para alcançar este objetivo, é importante melhorar a informação sobre os óbitos materno, infantil e fetal; identificar sua magnitude, causas e fatores determinantes; e propor medidas que previnam a ocorrência de novas mortes e permitam o acompanhamento de sua implantação.