Campanha de suplementação de Vitamina A atende crianças em Bela Vista da Caroba

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 15 Outubro 2013

Desde 2005, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde desenvolve o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, como uma estratégia de ações e prevenção da deficiência da vitamina A, em áreas consideradas de risco.

Desta maneira no dia 05 de outubro de 2013 aconteceu no Município de Bela Vista da Caroba a campanha de suplementação da vitamina A, sendo administradas 140 doses em via oral para as crianças com faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O público alvo da campanha foram crianças de 6 meses à 5 anos, pois estas são consideradas mais vulneráveis à deficiência dessa vitamina. No entanto todas as pessoas necessitam da ingestão da vitamina A, através do consumo de alimentos que contém a vitamina que pode ser encontrado em fontes de origem animal e vegetal.

As principais fontes são:

Animal: Leite humano, fígado, gema de ovo e leite.

Vegetal: Folhas verdes (espinafre, couve, beldroega, bertalha e mostarda), vegetais amarelos (abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (manga, caju, goiaba, mamão e caqui), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi).

O corpo humano não produz a vitamina A, portanto, toda a vitamina A de que necessitamos deve vir dos alimentos, está é armazenado no fígado (reserva) que será utilizada na medida de sua necessidade.

Se essa reserva está reduzida e não ingerimos alimentos que contêm vitamina A, suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência, podendo manifestar problemas no sistema visual, atingindo três estruturas oculares: retina, conjuntiva e córnea, tendo como consequência a diminuição da sensibilidade à luz até cegueira parcial ou total. A primeira manifestação funcional é a cegueira noturna, que constitui a diminuição da capacidade de enxergar em locais com baixa luminosidade.